terça-feira, 26 de janeiro de 2010

José da Cunha Brochado (Cascais, 1651 - Lisboa, 1733) - PARECER DO ACADEMICO JOSEPH DA CUNHA BROCHADO (1721)

PARECER DO ACADEMICO JOSEPH DA CUNHA BROCHADO SOBRE A PROPOSTA QUE O ACADEMICO O PADRE DOUTOR FREY BERNARDO DE CASTELLOBRANCO -- CHRONISTA MÓR DO REYNO -- QUE TEM O EMPREGO DE ESCREVER AS MEMÓRIAS DELREY D. PEDRO I -- FEZ SOBRE ESTE PRINCIPE MERECIA O EPITHETO DE CRUEL, OU DE JUSTIÇOSO

Por ordem dos Excellentissimos Senhores Censores sou obrigado a interpor o meu parecer sobre a duvida proposta pelo M. R. P. Fr. Bernardo de Castellobranco, que deseja saber, se na Historia, que escreve da vida delRey D. Pedro, deve qualificar este principe de cruel, ou de justiçoso. Os epithetos são bem irreconciliavaeis, e a mesma ambiguidade na eleição do partido podia resolver melhor o animo do Escritor.
Apud Ferreira de Andrade, Cascais -- Vila da Corte, edição fac-similada [1964], Cascais, Câmara Municipal, 1990, p. LXXXVI.

sábado, 16 de janeiro de 2010

linhas de cascais - Manuel Mozos

Foi no verão de 1973, numa matinée entre dois gelados do Santini, que vi no antigo Cinema São José, Cascais, «Junior Bonner -- O Último Brigão». Eu tinha 14 anos e era o primeiro filme que via de Sam Peckinpah.
«Uma montanha chamada Peckinpah» Ípsilon, 15 de Janeiro de 2010, p. 22.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

linhas de cascais - Teolinda Gersão


Desde que comecei a sair com o pai da Susana e a encontrar-me com ele num apartamento que um amigo lhe empresta, no Estoril, comecei a escutar às portas.
«Bilhete de avião para o Brasil«, Histórias de Ver e Andar, 3.ª edição, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 2005, p. 133.
 
Golf
Golf