domingo, 2 de dezembro de 2007

Sob o signo do «Dragão da Crítica»: Romancistas, Poetas, Ensaístas e Historiadores em Cascais (5)

Conhecer casas


Às residências, temporárias ou definitivas, dos escritores associamos as obras que nelas foram produzidas, ou imaginamos tê-lo sido. Várias são as habitações conhecidas, algumas já estão assinaladas pela edilidade, outras, porém, estão por conhecer. Da casa da irmã de Fernando Pessoa (1888-1935), na Rua de Santa Rita, n.º 5, em S. João do Estoril, até à do historiador das religiões Mircea Eliade (1907-1986), adido cultural e de imprensa à embaixada da Roménia em Lisboa, entre 1941 e 1945, morador -- entre outras residências em Cascais --, na Rua da Saudade, n.º 13. (19) Algumas estão em ruínas, como o «Casal da Trindade», do historiador Fontoura da Costa ( a quem me referirei adiante), na Avenida Marginal, em S. Pedro do Estoril; outras, ainda, desapareceram, dando lugar a novas edificações, como sucedeu com o «Chalet Zulmira», onde Ferreira de Castro habitou e escreveu em meados da década de 30. (20)

NOTAS
(19) Embora encontremos nas suas Memórias referências à Rua da Saudade, até hoje só um documento -- uma carta de Mircea Eliade a Ferreira de Castro, em 1945 (Museu Ferreira de Castro: MFC/B-1/3054/Cx. 238), indica o número de polícia da habitação, o que permitiu o descerramento duma placa a assinalar um local onde o grande autor romeno iniciou e escreveu algumas das suas obras mais importantes.
(20) Ricardo António ALVES, «Três escritores em tempo de catástrofe: Castro, Zweig e Eliade», Boca do Inferno, n.º 3, Cascais, Câmara Municipal, 1998 : 91-125.

FOTO: Fernando Pessoa em casa de sua irmã, Henriqueta Madalena, em S. João do Estoril, tirada daqui.

(continua)

3 comentários:

O Réprobo disse...

Podes sempre entrevistar a Tia de uma Conhecida Minha, a galerista Alda Cortez, que foi secretária do Eliade.
Abraço

Ricardo António Alves disse...

Olha que curioso! E onde é a sua galeria?

O Réprobo disse...

Era em Lisboa, expunha uns Amigos meus, situação que já cessou. Mas (Ela, da Tia não sei) morava aqui em S. João.
Ab.

 
Golf
Golf