sábado, 14 de fevereiro de 2009

Um escândalo póstumo - A candidatura de Fernando Pessoa ao lugar de conservador do Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães (1)


Publicado em Sol XXI, n.º 24, Carcavelos, Março de 1998
Cascais, disse Pessoa, que belo
sítio, eu também lá passei alguns dias
Antonio Tabucchi
Os Últimos Três Dias de Fernando Pessoa
Em 1933, Fernando Pessoa (1888-1935) fez-se fotografar em S. João do Estoril, na casa de sua meia-irmã Henriqueta Madalena Rosa Dias, mulher do coronel Caetano Dias, com quem o poeta dirigiu a Revista de Comércio e Contabilidade (1926) (1). Precocemente envelhecido, está junto da família, com uma normal dimensão humana. Prestamos especial atenção aos sobrinhos, Maria Manuela (Lili) e Luís Miguel, aos quais dedicou um terno afecto, comprovado pela iconografia, bem como pelos Poemas para Lili -- um dos quais, «No comboio descendente», foi popularizado por José Afonso. (2)
(1) Conhecem-se mais dois registos fotográficos no mesmo local, datados de 1934 ou 35. Ver Maria José de Lancastre, Fernando Pessoa. Uma Fotobiografia, s. ed., Lisboa, Quetzal Editores, 1996, pp. 267, 269 e 284.
(2) Numa entrevista ao JL-Jornal de Letras, Artes e Ideias, por ocasião do cinquentenário da morte de Pessoa, concedida a Maria Ivone Ornellas de Andrade, Henriqueta Madalena aludiu ao relacionamento de camaradagem que mantinham tio e sobrinhos: «Davam-se muito bem. Ele tinha uma paciência infinita. A Maria Manuela, só então Lili, brincava com ele de barbeiro e de manicura. Divertiam-se muito. O Luís miguel, embora pequeniníssimo, também entrava nas brincadeiras. O Fernando adorava fazer surpresas: costumava trazer sempre um presentinho para a minha filha, que escondia debaixo do guardanapo.» Cit. por Apud Fernando Pessoa, Escritos Íntimos. Cartras e Páginas Autobiográficas, introduções, organização e notas de António Quadros, Mem Martins, Publicações Europa-América, 1986, p. 257.
(continua)

Sem comentários:

 
Golf
Golf